Inscrições abertas para viver a uni(diver)sidade da vida.

diversity-e1425048481664

Olha em volta. Olha e percebe as pessoas que estão em volta de você. Vê quantas pessoas diferentes. Imagina quantas vidas diferentes. Quantas trajetórias. Quantos gostos, vontades, preferências, opiniões, valores, quantas verdades diferentes.

Percebe também quantos corpos diferentes. Corpos com formas, tamanhos, alturas, tons de pele diferentes. Corpos que se alimentaram durante anos com dietas e comidas totalmente diferentes. Comidas que foram produzidas de formas diferentes e que agora estão presentes nas células desses corpos.

Seres que foram se acostumando com padrões de vida, com rotinas diferentes. Que foram crescendo, se contaminando, reagindo e dialogando com costumes, crenças, culturas diferentes. Corpos que criaram padrões de movimento, que foram treinados na repetição de tarefas do dia-dia, nas atividades físicas, na forma de se mover, de se expressar, de se comunicar, de fazer uso das tecnologias. Corpos que pensam e sentem diferente.

Corpos que sofreram acidentes, que ficaram doentes, que foram cuidados, protegidos, que foram expostos, que se curaram, que se apaixonaram, que amaram, brigaram, pararam de se falar, que conseguiram ou não resolver conflitos. Corpos com capacidade de desenvolver neurose, compaixão, insegurança, empatia.

Corpos que andam, correm, tropeçam, acordam, dormem de formas diferentes. Corpos-sujeitos. Autônomos e dependentes. Sujeitos que durante a vida receberam diferentes estímulos cognitivos, emocionais, afetivos. Sujeitos que vem de famílias diferentes, de diferentes processos de educação, de formação, de construção de senso crítico.

Pessoas que falharam, venceram, perderam, conquistaram, celebraram, lutaram, se emocionaram. Que chegaram aqui vindo de origens diferentes e provavelmente depois daqui seguirão para destinos diferentes. Pessoas que tem necessidades muito parecidas e também algumas outras. Pessoas que tem um mundo em comum e também um mundo de singularidades.

Um convite. Um convite para aproveitar a oportunidade que a gente tem nesse momento e optar conscientemente pela forma que vamos viver a diversidade. Diversidade que, dependendo de como encaramos, pode ser vivida como uma riqueza ou como uma ameaça. Dependendo de como nos dedicamos a ela, dependendo da quantidade de cuidado, amor, tolerância que investimos nela, podemos ir para caminhos bem diferentes, com sensações e experiências radicalmente diferentes.

O convite é para tomarmos uma chuveirada de calma, respeito, interesse, curiosidade e aproveitar da melhor forma esse encontro que reúne os que estão aqui e agora, nesse momento único de nossas vidas, na melhor versão que podemos ser de nós mesmos, nesse exato instante.

Esse é um convite para ver a diversidade através das lentes da presença, da escuta, da troca, do diálogo. Perceber que a gente pode melhorar a nossa própria vida, a partir do momento em que conhecemos mais sobre essas outras vidas. Sobre essas histórias, essas informações que cada um produz da sua própria forma. Olhar pras outras pessoas e ver que elas são uma coleção infinita de riquezas.

Que a gente pode aprender um com o outro, aprender coisas que a gente ainda não sabe. Aprender novas habilidades, aprender a pensar de outras formas, pensar em possibilidades que a gente ainda não cogitou. Aprender a admirar o outro sendo outro e ver como cada trajetória foi sendo construída.

Aprender a se identificar com as crises, conquistas, encontros, sentimentos, necessidades emocionais vividas pelo outro e também se reconhecer nas diferenças. Aprender a crescer e conquistar juntos, na diversidade. Aprender a imaginar que a felicidade brota com mais gosto quando é compartilhada. O encontro é para fazer viver.

Para receber minhas novidades, clique aqui.

Anúncios

Uma opinião sobre “Inscrições abertas para viver a uni(diver)sidade da vida.

  1. Que maravilha!
    Fico muito feliz por Pedro Consorte e pelas pessoas que vão participar. Parabéns Pedro Consorte pelo excelente trabalho!

    Grande abr,
    Rudi Cifuentes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s