Percussão Corporal

PEDRO CONSORTE

FORMAÇÃO

A formação na área da percussão corporal começou com práticas pela pura diversão, que foram mais tarde acompanhadas de aulas opcionais de percussão corporal com Cadu Souza no Colégio Friburgo; seguidas de um convite de Fernando “Barba” (Barbatuques) para integrar seu grupo de estudos. Desde 2006 é integrante do grupo de estudos, que se transformou em FRITOS, e hoje coordena a pesquisa ao lado de Cadu Souza e Ronaldo dos Santos.

TÉCNICA/PESQUISA

As técnicas de percussão corporal mais presentes em seu trabalho são as técnicas usadas pelo grupo Barbatuques e pelo grupo STOMP. Uma das características mais marcantes da pesquisa solo é a exploração da polirritmia e da polimetria (mais de uma fórmula de compasso tocada ao mesmo tempo). A pesquisa também vem sendo feita em torno da improvisação em grupo e do desenvolvimento de estratégias de criação na relação entre o som e o movimento.

“…great stuff. I love the crossing ‘3’ lines against the groove. Nice playing…” – Luke Cresswell, criador e diretor do STOMP, citando a polirritmia pesquisada no vídeo abaixo.

AULAS /OFICINAS

As aulas e oficinas são desenvolvidas e adaptadas para cada tipo de participante e público. As diversas técnicas de percussão corporal podem ser combinadas e/ou aprofundadas para estimular aspectos específicos em cada grupo de praticantes. Já foram desenvolvidos trabalhos para crianças em acampamento, crianças com paralisia cerebral, alunos de escolas públicas, dançarinos, atores, fonoaudiólogos, psicólogos e adultos de áreas diferentes. Mais…

TRABALHOS

A percussão corporal se desenvolveu na carreira de maneiras diferentes e complementares. Entre seus trabalhos, podemos citar participações em programas de TV (SBT e RECORD), em propagandas de TV, experiências nas áreas cênicas (vídeo) e práticas com grupos de música corporal (NOP – Núcleo Orgânico Performático). Mais…

RECONHECIMENTO INTERNACIONAL

YOUTUBE

A partir da publicação estudos de percussão corporal no YouTube (link), artistas e interessados em diversos países começaram a conhecer sua pesquisa e entrar em contato, e hoje em dia alguns dos vídeos já atingem 80 mil visitas.

IBMF

Como monitor do III Festival Internacional de Música Corporal (IBMF), conheceu artistas do mundo inteiro, incluindo artistas que já conheciam seu trabalho, e pôde saborear uma rica diversidade de pesquisas e técnicas. Participou dos vídeos de divulgação (video) e também do show de encerramento do Festival, ao lado de Barbatuques, Stênio Mendes e Keith Terry.

AGUILA LIGHT

Participou como artista principal da gravação de um comercial de TV em Bogotá-Colômbia, para a marca de cerveja Aguila Light. (vídeo)

QVIVA

Convidado para o programa QViva, dirigido por Jenifer Lopez, Marc Anthony e Jamie King, participou da gravação em Montevideo com um solo de percussão corporal.

STOMP

Hoje é integrante da sensação internacional, grupo de percussão em movimento, STOMP, cujo trabalho se desenvolve a partir da música tocada em objetos não convencionais (ou cotidianos) e pelo próprio corpo.

—-

COMUNIDADE

Como pesquisador e artista da área, se esforça para divulgar a linguagem e técnicas da percussão corporal, no Brasil e no exterior. Nos últimos anos, trabalhou também na procura e contato com profissionais que trabalhassem com percussão corporal, afim de aproximar as pessoas e ramificar a rede de comunicação.

Criou, no Facebook, grupos de discussão, onde artistas, pesquisadores e interessados publicam ideias e compartilham materiais de trabalho:

Body Percussion (Internacional)

Percussão Corporal BR (Nacional)

___________________

Para ficar sabendo dos shows, cursos e novidades, cadastre seu email abaixo:


2 opiniões sobre “Percussão Corporal

  1. Pedro parabens seu trabalho é fantástico….espero um dia poder fazer alguns trabalhos junto com vc… grande abraço do OIB- Observatório Internacional de Batucadas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s